Alexandre Campanha - TDAH e Autismo em Cordel




TDAH e o Cérebro

Um registro importante
Do TDAH difundo
Para que este trabalho
Faça um debate profundo,
Ele afeta o seguinte:
Cerca de 1 a cada 20
Jovens de todo o mundo.



    Clique para escutar o cordel

Os sintomas mais comuns
Como hiperatividade, 
Como a desatenção 
E a impulsividade 
Poderão, sim, reduzir 
Sua forma de agir
E a sua capacidade...

De entender certas coisas,
De controlar suas ações 
Ou a de se concentrar
Em muitas ocasiões 
Em casa ou na escola,
Com amigo que consola
Sem passar por distrações.

Infelizmente inda há 
Gente que não acredita
Na existência do distúrbio,
Mas há exame que cita
Sintomas com afinidade
A certa anormalidade
Deixando a mente aflita,

Ou seja, o funcionamento
Do cérebro é impactado
E seu desenvolvimento, 
Portanto prejudicado,
Contudo no decorrer
Do tempo nós vamos ver
Tudo isso mais comprovado.

Em situação normal 
O córtex é a camada
Superficial do cérebro
Que tem função destinada
À memória, atenção, 
À linguagem e tem ação 
Muito bem organizada...

No que tange ao pensamento
E aumenta gradualmente 
Sua espessura antes
Do pico no adolescente,
Mas scans vem nos mostrar
Criança com TDAH 
A história é diferente,

Uma vez que o seu córtex 
Tem um desenvolvimento,
Quer no seu lobo frontal 
Ou no temporal, mais lento,
E os lobos são importantes
Pra memória e a todo instante
Pra conter o comportamento.

Veja, o córtex frontal
E partes fundamentais
Do cérebro são bem maiores
Se as crianças são “normais”,
Mas nas com TDAH 
Tais áreas, é bom citar,
São menores por demais.

Diversas partes do cérebro 
Interagem intensamente,
Elas nunca funcionam
Assim, separadamente,
Agem formando circuitos
Importantes e fortuitos
Que controlam enormemente

Funções como a linguagem,
Movimento e atenção. 
Vemos que a atividade
Dos circuitos em questão 
Aumenta ou diminui,
Adstringe ou mesmo flui
Para a realização...

De diferentes funções,
Por exemplo, enquanto a gente
Está assistindo a um vídeo 
Os circuitos normalmente
Aumentam sua atividade
Pra termos capacidade
De o entendermos plenamente

E isso só é possível
Porque toda a ação 
Dos circuitos envolvidos
Na área da distração
Estará diminuída,
É, pois, assim nossa vida
Se é normal a condição.

Contudo numa pessoa
Que enfrenta o TDAH
Toda a atividade
Desses circuitos está
Por demais prejudicada, 
Reduzida, complicada
Justamente porque há

Nas conexões das redes
Certo interrompimento
E essa interrupção 
Com sério agravamento
De uns químicos transmissores
Que são como uns motores
Que podem causar tormento.

Estes transmissores químicos,
Um deles, a dopamina,
E o outro tão importante
É a noradrenalina,
Eles responsáveis são 
Por fazer a transmissão 
Como se fossem turbina

Para transmitir mensagens
Entre células cerebrais
Portanto o TDAH
Prejudicará demais
Um adulto ou criança,
Pois é pobre a governança
E isso lhes rouba a paz...

Em geral, quando a criança
Com TDAH precisa
Realizar uma tarefa
Específica, concisa,
Alguns circuitos não são 
Ligados com perfeição
E a ação é imprecisa

Enquanto outros circuitos
Permanecerão ligados,
E isso em demasia,
Deixando descontrolados
Pensamentos e ação
Causando só confusão,
Que minam os resultados.

Pesquisas em todo o mundo 
Diferenças têm mostrado 
Quanto ao desenvolvimento
Como tem se organizado
O cérebro quando em ação
Bem como sua função
E o que temos notado: 

Embora inda não se possa 
Imagens do cérebro usar
Pra fazer diagnóstico 
De quem tem TDAH
Quanto mais nós pesquisamos 
Maior apoio nós damos,
Melhor vamos ajudar.

E é claro, naturalmente,
Quanto mais nós aprendemos 
Sobre o TDAH e cérebro
Melhor compreenderemos
Os sintomas das crianças
E assim mais esperanças
De melhoras nós teremos

Desde que as apoiemos
Nas suas experiências 
Que vivem no dia a dia 
Para superar carências, 
Para oportunizar 
Melhor se relacionar
Em todas suas vivências.

Fonte de pesquisa para este texto:
Eu Foco - www.youtube.com/watch?v=do2btp6tYTQ
 

1     2     3     4     5     6     7     8


Rodapé - Alexandre Campanha - TDAH e Autismo em Cordel